5 Cidades com maior salário mínimo no Brasil

Você sabia que a Austrália tem o maior salário mínimo do mundo? O valor pago por hora é de 16,37 dólares, o que dá mais de 600 dólares por semana.

No fim do mês, o valor que os trabalhadores recebem gira em torno de 2.696,20 dólares. Transferindo esse valor para o real, no atual câmbio de dólar australiano, o dólar dica a 7.520,43.

Isso coloca a Austrália como o país e cidades maior salário mínimo do mundo. Mas e no Brasil, quais são as cidades com maiores pisos salariais? Leia até o final e descubra!

Como funciona o piso salarial aqui no Brasil

O salário mínimo é estipulado pelo antigo Ministério do Emprego e Trabalho, agora chamado de Ministério da Economia, de acordo com as necessidades básicas do trabalhador.

Algumas das necessidades são: alimentação, roupas, higiene, moradia, saúde e lazer. Mas será que o valor atual corresponde ao que a população realmente precisa para viver?

O valor base atualmente é de 998 reais como salário mínimo, mas existem profissões que possuem seus próprios sindicados e por isso os valores mínimos variam.

Fizemos uma lista com as cidades maior salário mínimo do Brasil, baseando não nas profissões e nem no valor estipulado do ME (porque o piso não varia de acordo com a região segundo o decreto).

Mas mesmo que esse valor seja fixo, existem cidades que se saem melhor ao pagar aos empregados, por serem mais desenvolvidas. Confira a lista abaixo.

5 cidades maior salário mínimo

  1. SC – Florianópolis

A alta qualidade de vida nessa cidade faz com que ela também esteja nessa lista. A posição IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é a 1ª considerando o país inteiro.

Além de ser uma das cidades maior salário mínimo, com 1.798 reais, ela se destaca em tecnologia.

  1. SP – Santana de Parnaíba

Apesar de não ser um grande município, contando com pouco mais que 100 mil habitantes, a média salarial dessa cidade é de 1.858 reais.

Um outro ponto importante da região é que se destaca em comércio e serviços, o que acaba atraindo muitas pessoas.

  1. ES – Vitória

A média salarial de Vitória está em 1.866 reais e a cidade se destaca pelos transportes públicos de qualidade, restaurantes acessíveis e custo de vida médio.

Porém, as moradias são 7% mais em conta que as da cidade de São Paulo e o custo de vida é bom se comparado com outras capitais brasileiras.

  1. RJ – Niterói

Apesar da crise que teve há pouco, o Rio de Janeiro continua lindo e atraindo muitos visitantes; parece que o Estado está se recuperando bem, principalmente levando em conta Niterói.

A média de salário de Niterói está em 2.000 reais e a qualidade de vida é alta. Além disso, saúde também é um dos pontos fortes do local.

  1. SP – São Caetano do Sul

Difícil é saber por onde começar falando dessa cidade. A média salarial é de 2.043 reais, mas essa não é a melhor notícia do local.

A expectativa de vida dos moradores é de 78 anos e além de ser líder nas cidades maior salário mínimo do Brasil, ela também lidera na Educação – sendo a primeira do Estado de SP.

E então, já decidiu o seu destino? Se quer se mudar e ter uma vida de qualidade, esses podem ser alguns dos destinos.

Se você quiser uma continuação dessa lista, deixe nos comentários e podemos fazer um outro artigo com mais cidades líderes de salários para você conhecer!

Categorias Notícias

Deixe um comentário