O mês ainda está na metade, mas o valor do salário que entrou na sua conta já está perto de acabar? A situação é comum e costuma refletir uma dificuldade de adequar os gastos à renda pessoal disponível.
Para sair dessa situação, fique atento às dicas do economista Bernardo Baggio, que explica como aumentar a renda e cuidados que os termos financeiros exigem.
Renda pessoal x renda pessoal disponível
Ao pensar no orçamento mensal que a sua conta oferece, existem dois conceitos principais para considerar: renda pessoal e renda pessoal disponível. A variação entre eles é sutil, mas faz toda a diferença na hora de calcular os limites de gastos.
“Renda pessoal é a renda recebida pelas famílias gerada pelo trabalho e demais rendimentos. Já a renda pessoal disponível é a renda que as famílias possuem para consumir após a incidência de impostos diretos e contribuições”, diferencia Baggio.
Ou seja, é a segunda que representa a quantia realmente que você pode gastar para pagar as contas pessoais e consumir, o equivalente à renda líquida.
Com criatividade, você abre portas para conquistar mais dinheiro e realizar sonhos.
Benefícios que o desempregado tem direito
Como aumentar a renda pessoal disponível
Com o cenário atual, trocar de emprego e conseguir uma remuneração mais elevada é tarefa difícil, opina Baggio. Por isso, a dica para quem quer aumentar a renda pessoal disponível é encontrar alternativas extras. Veja três dicas:
Explore o potencial da internet
Use a internet para vender produtos e roupas que você não usa mais. Além de ganhar mais espaço em casa, ainda consegue um dinheiro extra para fechar o mês.
Aproveite suas habilidades
Pense nas suas habilidades e hobbies como uma chance de aumentar a renda. Pode ser com a produção, nas horas vagas, de doces e salgados para vender aos amigos e conhecidos ou mesmo a criação de peças artesanais.
Use seus conhecimentos
Transforme os conhecimentos na sua área de trabalho em cursos ou aulas particulares.
O economista lembra que essas são apenas algumas das possibilidades disponíveis. Com uma boa dose de criatividade e o uso das redes sociais, as opções se multiplicam e o equilíbrio financeiro da sua renda fica mais próximo.